domingo, 27 de dezembro de 2015

Sobre a origem dos guardiões

A Origem dos Guardiões[4] [5] (no original, Rise of the Guardians), é um filme de animação norte-americano, produzido pelaDreamWorks Animation e distribuído pela Paramount Pictures, lançado em 21 de novembro de 2012 nos Estados Unidos e em 30 de novembro de 2012 no Brasil.[6] Baseado no livro homônimo de William Joyce, é estrelado por famosas personagens fictícias comoPapai Noel, o Coelhinho da Páscoa, a Fada do DenteJack Frost, e Sandman. Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor animação no ano 2012.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Jack Frost (Chris Pine) - é um ser sobrenatural, praticamente como os Guardiões. Mas contrariamente aos outros, é um solitário, o clássico rebelde sem qualquer causa. Também ele é imortal, eternamente jovem, carismático e esperto. Tem incríveis poderes climatéricos, que controla com a ajuda do seu bastão mágico. Pode evocar o vento, a tempestade, o frio e a neve e viaja pelo vento como um snowboarder olímpico. É a personificação do espírito das travessuras e do caos e ainda não dominou o seu potencial na totalidade.
  • Norte (Alec Baldwin) - É provável que “Norte” faça lembrar o Pai Natal, mas esta não é a personagem encantadora com a qual estamos familiarizados. Norte é um antigo cossaco russo com a palavra “mal comportado” tatuada num braço e “bem-comportado” no outro. Impetuoso, exigente e impulsivo, o Norte consegue ver tudo. Todo ele emana felicidade. Se o Norte acredita numa causa, não há nada nem ninguém que o consiga travar.
  • Coelhão (Hugh Jackman) - Coelhão, como é conhecido, é um australiano querido e calmo, tão seco como o interior australiano. Um guarda-florestal por excelência, sempre pronto para o trabalho, é um protetor da natureza duro e brusco. Segue os ritmos da natureza e quando chega a oportunidade de ação, espera pelo momento certo para agir. E quando finalmente o faz, é num abrir e fechar de olhos. O Coelhão é completamente imperturbável. A única coisa que o consegue deixar louco é a constante provocação do Norte, sempre a afirmar que o Natal é mais importante do que a Páscoa.
  • A Fada dos Dentes (Isla Fisher) - A Fada é meio humana e meio colibri. É uma criatura iridescente, linda, elegante, com tons azuis e verdes. Tem imensa energia, não para de se mexer, os seus pés nunca tocam no chão. Ela expressa um vasto cortejo de emoções através das penas e da cauda. Todos nós sabemos que a Fada dos Dentes recolhe os dentes que as crianças colocam debaixo das almofadas. O que não sabemos é que esses dentes guardam as mais preciosas memórias de infância, e a Fada guarda-os no seu palácio, para quando mais tarde, na vida, precisarmos dessas memórias.
  • Breu (Jude Law) - Breu é o Bicho Papão que se esconde debaixo das nossas camas e a razão de termos medo do escuro. Vive num covil subterrâneo, que é o espelho maléfico dos reinos dos Guardiões. Tem suportado gerações de pais que dizem aos filhos para não acreditarem nele, enquanto os Guardiões recebem toda a aclamação. O Breu decidiu mudar esta situação. Maquinou um plano para convencer as pessoas a acreditarem nele em vez de acreditarem nos Guardiões. Ele vai fazer desaparecer sistematicamente os Guardiões, um a um, e o que eles representam, até não restar nada mais a não ser medo.
  • Sandman (??) - O Sandman é o arquiteto e portador de bons sonhos. E é mudo, comunica através de imagens de areia expressivas, que conjetura na sua cabeça. Ele é o solista de um coro grego. É ele quem dá um certo realce de comédia. Porém, também existe um elemento sábio e ancião neste personagem. Em momentos fundamentais, pode ser usado como uma espécie de arma secreta – é quem mostra aos outros Guardiões o que é realmente importante.

Elenco[editar | editar código-fonte]

PersonagemOriginal Estados UnidosDublador BrasilDobrador Portugal
Jack FrostChris PineThiago Fragoso[7]Pedro Granger
Nicholas St. North (Papai Noel)Alec BaldwinSérgio FortunaManuel Cavaco
Easter Bunnymund (Coelhinho da Páscoa)Hugh JackmanAlexandre MorenoPaulo Pires
Tooth Fairy (Fada dos dentes)Isla FisherIsabelle Drummond[7]Rita Redshoes
Pitch Black (Bicho-papão)Jude LawJorge LucasJosé Fidalgo
JamieDakota GoyoJoão Victor GranjaMartim
Sandman (João Pestana)Sem DubladorSem DubladorSem Dublador

Jogo[editar | editar código-fonte]

Um jogo de vídeo baseado no filme foi lançado pela D3 Publisher em 20 de novembro de 2012 na América do Norte,[8] e lançado em 23 de novembro de 2012 na Europa.[9] Ele permite aos jogadores realizar os Guardiões em sua batalha contra o Bicho-Papão.[10] Ele está disponível no Wii UWiiXbox 360PlayStation 3Nintendo DS e Nintendo 3DS.[11]

Referências

  1. Ir para cima
     A Origem dos Guardiões. InterFilmes, página visitada dia 15 de abril de 2013.
  2. Ir para cima
     Lieberman, David (2 de maio de 2012). UPDATE: DreamWorks Animation Will Have Distribution Plan By Labor Day (em inglês) Deadline.com. Visitado em 3 de dezembro de 2012.
  3. Ir para cima
     Rise of the Guardians (2012) (em inglês) Box Office Mojo. Visitado em 19 de dezembro de 2012.
  4. Ir para cima
     A Origem dos Guardiões | CríticaOmelete, página visitada dia 15 de abril de 2013.
  5. Ir para cima
     A Origem dos Guardiões - Pôster de Portugal Cinema Sapo PT. Visitado em 16 de novembro de 2012.
  6. Ir para cima
  7.  
    Ir para:
    a b A Origem dos Guardiões - Dubladores (vozes locais)AdoroCinema, página visitada dia 15 de abril de 2013.
  8. Ir para cima
     Marchiafava, Jeff (June 7, 2012). "Rise of the Guardians". Game Informer. Visitado em November 8, 2012.
  9. Ir para cima
     "D3Publisher reveals product details for 'Rise of the Guardians: The Video Game'". Bandai Namco. July 16, 2012. Visitado em July 16, 2012.
  10. Ir para cima
     D3Publisher and DreamWorks Animation Announce Multi-Property Agreement for Next Three Animated Feature Films = DreamWorks Animation (February 7, 2012). Visitado em February 7, 2012.
  11. Ir para cima
     "E3 2012 : Rise of the Guardians annoncé". JeuxVideo.com. June 6, 2012. Visitado em June 9, 2012'Les versions PS3, Xbox 360, Wii, DS et 3DS sont attendues pour cet automne, et la déclinaison Wii U est déjà confirmée. / The PS3, Xbox 360, Wii, DS and 3DS are expected this autumn and the … Wii U is already confirmed

Nenhum comentário:

Postar um comentário