quarta-feira, 18 de maio de 2016

Canto (música)

Canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Aquele que executa o canto ou, simplesmente, canta, é chamado de cantor. O cantor que está à frente de uma banda de música popular é, comumente, chamado de vocalista. Os cantores apresentam músicas (cançõesáriasrecitativos etc.), que podem ser cantadas com acompanhamento de instrumentos musicais ou a capela. O canto pode ser praticado “solo” ou em duetostriosquartetos etc. Pode também ser praticado em grupo, como num coro em uníssono ou composto por diferentes naipes. Em muitos aspectos, o canto é uma forma de fala “sustentada”. Pode ser formal ou informal, arranjado ou improvisado. Pode ser praticado por lazer, por ritual, na prática educacional ou profissionalmente. A excelência no canto requer tempo, dedicação, instrução e prática regular. Nesse caso, a voz fica mais clara, forte e maleável. [1] Os cantores profissionais, normalmente, constroem suas carreiras num gênero específico, como erudito ou popular. Ensaiam, constantemente, com professores de canto, pianistas repassadores, “coaches” e regentes, ao longo da carreira.

A voz humana[editar | editar código-fonte]

Diagrama das pregas vocais.
Em seu aspecto físico, o canto tem uma técnica bem definida que depende do uso dos pulmões, que agem como uma fonte de ar; do diafragma, que age como um fole; da laringe, que atua como um instrumento de palheta ou vibrador; do tórax e cavidades da cabeça, que têm a função de um amplificador, como um tubo num instrumento de sopro; e da língua, que, juntamente com o palatodentes e lábios, articulam e impõemconsoantes e vogais ao som amplificado. Embora estes quatro mecanismos funcionem de forma independente, são, no entanto, coordenados no estabelecimento de uma técnica vocal e são feitos para interagir uns sobre os outros.[2] .
Durante a respiração passiva, o ar é inalado por meio dodiafragma, enquanto a exalação ocorre sem nenhum esforço. A expiração pode ser auxiliada pelos músculos abdominais,intercostais e pélvicos inferiores. A inspiração é auxiliada pelo uso dos músculos intercostais externos, músculos escalenose o esternocleidomastóideo.
O som da voz cantada de cada indivíduo é totalmente único, não só por causa da forma e tamanho real das pregas ou cordas vocais, mas também devido ao tamanho e forma do restante do corpo. Os seres humanos têm pregas vocais que podem afrouxar, apertar ou alterar a sua espessura e sobre as quais a respiração pode ser transferida sob pressões variadas. A forma do tórax e pescoço, a posição da língua, e a tensão dos músculos de outra forma não relacionados podem ser alterados. Qualquer uma destas ações podem causar mudança na alturaintensidadetimbre ou no volume do som produzido. O som também vibra dentro de diferentes partes do corpo e o tamanho e estrutura óssea de um individuo pode afetar o som produzido.
Cantores também podem aprender a projetar o som de maneira que ele ressoe melhor dentro do trato vocal. Isto é conhecido como ressonância. Outra grande influência na produção da voz cantada é a função da laringe que pode ser modificada de diferentes maneiras para produzir sons diferentes. Estes diferentes tipos da função laríngea são descritos como diferentes tipos de registros vocais.[3]
Também, pesquisas científicas tem mostrado que uma voz mais potente pode ser obtida quando a mucosa das pregas é mais gordurosa e fluida.[4] [5] Quanto mais flexível é a mucosa, mais eficiente é o mecanismo de transferência de energia do corrente de ar para as pregas vocais.[6]

Registro vocal[editar | editar código-fonte]

Um registro vocal é uma série especial de sons, produzidos no mesmo padrão vibratório das pregas vocais e que possuem a mesma qualidade. Esses registros são originários da laringe e ocorrem porque as pregas vocais são capazes de produzir vários padrões vibratórios diferentes. Cada um destes padrões vibratórios aparece dentro de uma extensão dealturas e produz sons de determinada característica.[7] O termo "registro" pode ser um pouco confuso, uma vez que engloba vários aspectos da voz humana e pode ser usado para se referir a qualquer um dos seguintes aspectos: [8]
  • Uma determinada parte da Extensão vocal, como os registros grave, médio e agudo.
  • Uma região de ressonância, tal como a "voz de peito" ou a "voz de cabeça".
  • Um processo fonatório ou processo de produção de um som vocal pela vibração das pregas vocais que por sua vez é modificado pela ressonância do trato vocal.
  • Um determinado timbre ou "cor" da voz.
  • Uma região da voz definida por “notas de passagem” (passaggio).
Na linguística, um "registro de lingua" é uma linguagem que combina o som e a fonação da vogal em um único sistema fonológico. Dentro da fonoaudiologia o trato vocal possui três elementos constitutivos: um certo padrão de vibração das pregas vocais, uma série de alturas e um certo tipo de som. Fonoaudiólogos identificam quatro registros vocais, baseados na fisiologia do funcionamento da laringe: o registo vocal fry, o registro modal, o registro de falsete, e o registro de assovio. Essa classificação também é adotada por muitos professores de voz.[8]

Ressonância vocal[editar | editar código-fonte]

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Ressonância vocal é o processo pelo qual o produto básico da fonação é enriquecido em timbre e/ou intensidade pelas cavidades por onde o ar passa em seu caminho para o exterior. Vários termos relacionados com o processo de enriquecimento da ressonância incluem amplificaçãoampliação, melhoria,intensificação e prolongamento, embora, a rigor, as autoridades científicas questionam a maioria deles. O principal ponto a ser extraído desses termos por um cantor ouorador é que o resultado final da ressonância é, ou deveria ser, fazer um som melhor.[8] Há sete regiões do corpo humano que podem ser listadas como possíveis ressonadores vocais. Na sequência do mais baixo para o mais alto, a saber: o tórax, aárvore traqueal, a própria laringe, a faringe, a cavidade oralcavidade nasal e seios da face.[9]

Voz de peito e voz de cabeça[editar | editar código-fonte]

Voz de peito e voz de cabeça são termos usados na música vocal. O uso desses termos varia muito nos círculos pedagógicos e atualmente não há uma opinião consistente entre os profissionais da música vocal no que diz respeito a estes termos, que podem ser pode ser usados em relação a uma parte específica da extensão vocal, ao tipo de registro vocal, a uma zona de ressonância vocal ou a um timbre vocal específico.[8] A voz de peito se forma na cavidade torácica, até mais ou menos a altura da boca e será sempre a voz mais grave. É o tipo de voz que usamos normalmente para falar. No canto, é mais usada nos registros grave e médio, mas também numa pequena parcela do registro agudo. Já a voz de cabeça ressoa para cima do nariz até as cavidades do rosto (cavidades maxilares ou frontais ) e será uma voz aguda, fina e mais suave. É usada para as notas médio-agudas e agudas.
Já o falsete é uma "falsa" voz de cabeça, um recurso que permite ao cantor emitir notas mais agudas com menor esforço - ou emitir notas mais agudas do que seria possível emitir com esforço normal.

Classificação da voz cantada[editar | editar código-fonte]

Na música clássica europeia e na ópera, as vozes são tratadas como instrumentos musicais. Os compositores que escrevem música vocal devem entender das habilidades, talentos e propriedades vocais de cada cantor. A classificação vocal é o processo pelo qual as vozes humanas são avaliadas e, então, categorizadas em tipos de voz. Tais qualidades incluem, mas não são limitadas a: Extensão vocal, peso vocal, tessitura vocal, timbre vocal e notas de passagem. Outras considerações são características físicas, nível de fala, testes científicos e registro vocal. [10] A ciência por trás da classificação vocal desenvolvida na música clássica europeia tem sido muito lenta para se adaptar às formas modernas do canto. A classificação vocal é usada, frequentemente, em ópera para associar possíveis papéis a determinadas vozes. Existem atualmente vários sistemas diferentes em uso na música clássica, como o sistema alemão Fach e o sistema musical coral, dentre outros. Nenhum sistema é universalmente aceito ou aplicado. [11]
No entanto, a maioria dos sistemas de música clássica reconhece seis diferentes categorias principais de voz. Tanto os homens quanto as mulheres são divididos, normalmente, em três categorias. As mulheres podem ser sopranosmeio-sopranos ou contraltos. Os homens, por sua vez, podem ser tenoresbarítonos ou baixos. Se um homem (tenor, barítono ou baixo), utiliza, principalmente, sua voz de falsete para cantar, ele é chamado de contratenor. Dentro dessas categorias principais, existem várias sub-categorias que identificam qualidades vocais específicas como a facilidade para coloraturase o peso vocal, para diferenciar as vozes.[8]
Deve-se notar que, dentro da música coral, as vozes dos coristas são, na maioria das vezes, classificadas apenas pelaextensão sem levar em conta a tessitura. A música coral, comumente, divide as partes vocais em vozes agudas e graves, por sexo (SCTB, ou soprano, contralto, tenor e baixo). Como resultado, a situação típica do coral proporciona muitas oportunidades para erro de classificação.[8] Considerando que a maior parte das pessoas têm voz média (barítono oumeio-soprano), são designadas a elas partes muito agudas ou muito graves para elas; os meio-sopranos devem cantar soprano ou contralto e os barítonos devem cantar tenor ou baixo. Em todos os casos o corista poderá ter problemas, apesar de haver menos problema em cantar muito grave do que muito agudo.[12]

Benefícios para a saúde[editar | editar código-fonte]

Estudos científicos sugerem que o canto pode ter efeitos benéficos na saúde humana. Um estudo preliminar, baseado em dados de entrevistas feitas a estudantes de canto coral, detectou benefícios perceptíveis que incluem aumento da capacidade pulmonar, melhoria de humor, redução de estresse, assim como benefícios sociais e mentais.[13] Entretanto, um estudo da capacidade pulmonar muito anterior comparou profissionais com treinamento vocal com profissionais sem treinamento e não observou nenhum aumento da capacidade pulmonar.[14] O canto pode influenciar positivamente o sistema imunológico por meio da redução do estresse. Outro estudo concluiu que tanto o canto coral quanto a audição de música coral reduz o nível de hormônios de estresse e aumenta a função imunológica. Uma colaboração multinacional para estudar a conexão entre o canto e a saúde foi estabelecida em 2009, denominada Pesquisa Interdisciplinar Avançada em Canto (Advancing Interdisciplinary Research in Singing (AIRS).[27]

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